Sábado, 16 de Julho de 2011

Ainda o XV Encontro de Blogues e Fotógafos Lumbudus

Artigo publicado no Semanário a Voz de Chaves na edição de 15.Jul.2011, assinado pela Jornalista Sandra Pereira (as fotos são de sua autoria).



Encantos paisagísticos, instantes fotográficos, pausas literárias e muito convívio no XV Encontro Lumbudus.

 

A associação Lumbudus realizou o XV Encontro de Blogues e Fotógrafos, que desta vez percorreu os trilhos das aldeias de Soutelinho da Raia, Calvão e Castelões com a missão de transportar o convívio da internet para o mundo real. Foram ainda apresentados cinco livros de autores flavienses e da região que falam de nós, transmontanos.

 

 

 

Provocar o disparo de uma máquina fotográfica motivado pelo deslumbramento de um encanto mais bem guardado do património e paisagens transmontanos é a base de qualquer Encontro de Blogues e Fotógrafos Lumbudus. No passado sábado 9 de Julho, o 15º reuniu cerca de 35 fotógrafos, blogueiros, escritores e amantes da natureza, convívio e boa mesa regional, onde não faltou vinho de Valpaços, pastéis de Chaves, bola de carne e caldo verde.

 

O dia começou pela manhã com uma romagem em direcção ao Santuário de São Caetano, seguindo depois o grupo para a aldeia de Soutelinho da Raia. Após uma paragem em Calvão e antes do aconchego dos estômagos no Santuário da Nossa Sr.ª das Necessidades, em Castelões, ainda houve tempo para apreciar (e fotografar) o rico, tradicional e secular património da aldeia: a Igreja, o forno comunitário e o cruzeiro. Com o verde da flora do santuário e o amarelo sol a raiar como pano de fundo, a tarde foi dedicada à cultura com a apresentação de cinco obras de escritores com uma característica comum: os devaneios sobre a região e modos de ser e falar transmontanos.

 

Armando Sena, autor do Blog Pedome (aldeia do concelho de Valpaços) apresentou “Na Demanda do Ideal”, um romance inspirado em factos reais que retrata o “salto” da imigração ilegal para França nos anos 60. “Conta os contratempos e a fome que havia nestes tempos”, especificou o autor do livro, que reúne termos típicos e trasmontanismos “para não serem esquecidos”. Depois, Carlos Silva apresentou “Munditações”, uma obra que junta as suas fotografias (que vão voltar a ser expostas na Adega Faustino) com textos e poemas de vários autores, escritos em oito línguas ainda hoje faladas na Península Ibérica.

 

 

 

“Zerbadas em Chaves”, de Gil Santos, foi o livro que se seguiu. Entre as várias definições usadas para descrever a obra, destaque para “uma espécie de esgotos das nossas misérias” ditas com “dizeres nunca ouvidos em lado nenhum”, alguns incluídos no glossário final com 430 termos. “Zerbadas” – que significa uma carga de água que refresca em tardes de muito calor – tem personagens, caricaturas e um sotaque transmontano, sendo por isso “um grito contra o isolamento do Interior”. “É um conjunto de estórias para fazer os transmontanos felizes e para ler ao serão, junto à lareira e em voz alta”, rematou Gil Santos.

 

Já João Madureira apresentou “Crónica Triste de Névoa”, um livro que fala dos flavienses do século passado, misturando tristeza, pobreza (e a nobreza dos sentimentos que ela encerra), fé, religião e vida. “Falar de Chaves é quase falar sobre o universo. Ao falar da minha terra, consegui fazer ficção científica!”, rematou o autor associado da Lumbudus. Por último, Luís Fernandes falou do seu conto “Missa de 7º Dia”, uma história de amor flaviense com esperas apaixonadas no Largo do Arrabalde e na esquina da Pensão Rito.

 

Usar os blogues para sair do anonimato

 

 

 

A história da Lumbudus começou na internet, ligando, através dos blogues, fotógrafos e amantes da escrita dos concelhos do Alto Tâmega e Galiza. Não demorou muito a marcarem-se encontros nos restaurantes de Chaves, mas há três anos o convívio tornou-se nómada com uma primeira incursão à aldeia de Segirei, recorda Fernando Ribeiro, presidente da direcção da Lumbudus, que conta já com cerca de 60 membros. “Vivemos muito no mundo virtual da internet, onde costumamos encontrar-nos todos os dias, mas só nestes eventos é que temos a possibilidade de estarmos todos juntos e transportar para a realidade o convívio que temos na internet”, explica.

 

Hoje, o Blog Chaves, da autoria de Fernando Ribeiro, conta com sete cronistas/ensaístas/contistas/escritores colaboradores, quatro já com obras editadas. Remando contra o “lobby da literatura” apoiado pela comunicação social, com os blogues “temos uma boa oportunidade para que os nossos autores saiam do anonimato”, considera Fernando Ribeiro, que acredita que a maior parte das pessoas da região não se interessa pela literatura local porque a desconhece e não tem meios de a descobrir. Uma realidade que é agora transfigurada pela blogosfera. “Os blogues têm uma grande importância na divulgação do mundo local. (…) Ainda há muita gente por descobrir e são uma boa maneira de mostrar aquilo que escrevem” e as fotografias que capturam, remata o blogueiro e fotógrafo da Lumbudus.

 

 

A findar o XV Encontro Lumbudus, foram atribuídos os prémios e troféus do concurso fotográfico, com o tema “Património Rural”, realizado no último encontro, que decorreu no concelho de Valpaços. O próximo será em Vilarelho da Raia e o do Verão 2012 vai rumar aos territórios dos “nuestros hermanos” galegos.

Sandra Pereira

 

À procura de uma sede


Com pouco mais de um ano de vida, a Associação de Fotografia e Gravura Lumbudus tem conseguido atrair novos membros todos os meses e garantir dois espaços para exposições regulares: um no pólo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e outro no Arquivo Municipal, onde têm mostras agendadas a partir de Setembro até final do ano. Contudo, “ambos os espaços são pequenos e dão para expor 20/30 fotografias. Quando as exposições são maiores e o nome associado também, vamos para a Biblioteca Municipal”, refere Fernando Ribeiro, presidente da direcção, que lamenta que a associação não tenha uma sede. “Estamos limitados, mas somos uma associação jovem e com o tempo esperamos arranjar um espaço nosso, onde possamos ter as nossas coisas, não só exposições, mas venda de fotografias”, conclui. O próximo passo é harmonizar o nível dos fotógrafos associados, de modo a programar futuras formações na arte da fotografia com profissionais reconhecidos a nível nacional ou até internacional.

S. P.

 


 

Só para fazer justiça, pois o agradecimento já foi feito no post anterior, o vinho do encontro era da Quinta de Arcossó e não de Valpaços, como é referido no artigo.

 

(F.R.)

 

publicado por Fer.Ribeiro às 01:00
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Luís Fernandes a 17 de Julho de 2011 às 11:05
SANDRA PEREIRA, como representante de um Jornal, foi uma companhia simpaticamente discreta, mas atenciosa e amável. Para a sua tarefa, soube recolher a adequada informação em momentos acertados.
Nesta página, apresentou um trabalho correctamente dimensionado e harmoniosamente estruturado.
Porque nem sempre assim tem acontecido, é de justiça salientar que não trocou, não confundiu, não «atrapalhou» os nomes dos seus interlocutores nem os títulos dos livros (o da proveniência da «pinga» é natural para quem só bebe água…).
Um Jornal, mesmo de uma cidadezinha transmontana, também pode ser um castelo de nobreza!

Luís Fernandes


Comentar post

.mais sobre nos

.pesquisar

 

.Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. Exposição de Fotografia "...

. Exposição Colectiva de Fo...

. Exposição "Selecção de Fo...

. Feliz Natal e um Próspero...

. Resultados do Concurso de...

. Fotografias apresentadas ...

. Exposição coletiva de Dez...

. Exposição de fotografia d...

. XXVII Encontro de Fotógra...

. Exposição de fotografia d...

.arquivos

. Abril 2017

. Março 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Fevereiro 2015

. Dezembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Fevereiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds