A Lumbudus - Associação de Fotografia e Gravura e a Junta de Freguesia de Couto de Dornelas, Boticas, têm a honra de convidar V.Exª para a inauguração da exposição de fotografia «Gentes e Costumes» a realizar na Casa da Banda Musical de Couto de Dornelas no próximo dia 24 de Julho (Domingo).
As fotografias a expor são de autoria de Dinis Ponteira (natural da Freguesia de Couto de Dornelas) e de NORDESTAFL, ambos associados fundadores da Lumbudus, e retratam a festa comunitária de S. Sebastião desde há mais de 30 anos até aos dias de hoje, festa que reúne anualmente no dia 20 de Janeiro, em sua celebração, milhares de pessoas na freguesia.
Foto de Dinis Ponteira
A Lenda
REZA A LENDA, ... que há muitos, muitos anos...
Houve nesta região um ano de muita fome e peste, que também atingiu os habitantes do “COUTO”.
Foram tantos os mortos, que os mais crentes apelaram a S. Sebastião para que os protegesse de tal flagelo:
“Se a doença se afastasse, se os doentes melhorassem e os animais escapassem, prometiam realizar anualmente, a 20 de Janeiro, uma festa onde não faltasse carne e pão para quantos a ela comparecessem.”
Como o Santo não faltou, cumpriu-se o prometido e assim se fez ao longo dos tempos...
...Mas, com o passar dos anos, o povo foi ficando esquecido, desleixado e possivelmente mal agradecido. Um ano, não se sabe por que motivo, a festa não se realizou. O povo ficou assim, sem a protecção do santo, advogado da fome, da peste e da guerra registando-se graves problemas nesta localidade...
...Conta ainda a lenda, que em 1809 (ano em que Napoleão, imperador de França, mandou invadir pela segunda vez Portugal) as tropas entraram por Chaves, a caminho do Porto, passando pelas terras do “Couto”. A má fama dos invasores já tinha chegado às nossas gentes, que atemorizadas pela eminente invasão e suas consequências (pilhagens, mortes, violações, etc.) saíram às ruas com a imagem de S. Sebastião e acolhendo-se à sua protecção, renovaram a promessa:
«… Se os invasores não entrarem no Couto faremos todos os anos, dia 20 de Janeiro, uma festa em tua honra, onde não faltará comida a toda a gente que a ela vier…»
Diz a lenda que caiu tal nevão à volta do Couto, que obrigou os invasores a desviarem-se do seu caminho deixando em paz estas “gentes”.
Lenda ou não, a verdade é que se tem mantido a tradição e todos os anos, dia 20 de Janeiro, os habitantes do COUTO de DORNELAS renovam a promessa cada vez mais convictos do amparo do Mártir São Sebastião.
Para saber mais sobre a festa de S.Sebastião:
http://cdornelas.com.sapo.pt/couto%20dornelas.html
. Exposição de Fotografia "...
. Exposição Colectiva de Fo...
. Exposição "Selecção de Fo...
. Feliz Natal e um Próspero...
. Resultados do Concurso de...
. Fotografias apresentadas ...
. Exposição coletiva de Dez...
. Exposição de fotografia d...
. XXVII Encontro de Fotógra...
. Exposição de fotografia d...
. Blogues de Lumbudus
. António Lousada - Fotografia
. Cancelas - Portas do Portugal Rural
. Chaves - Olhares sobre a cidade
. Espelho Mágico -Ana Maria Borges
. Fotografia - Na alma de um poema
. Lebução de Valpaços - A terra, a gente e a vida
. TerçOLHO